quinta-feira, 28 de junho de 2012

Festival da Lavanda


No passado Domingo aconteceu em Castelo de Vide o primeiro Festival da Lavanda.
A coexistência de quatro factores "obrigaram-me" a ir. Primeiro, gosto imenso da planta; segundo, é sempre uma delícia visitar a vila judaica de Castelo de Vide; terceiro, queria experimentar a minha máquina fotográfica nova e quarto tinha esperança em encontrar à venda lavanda seca para fazer umas almofadinhas de cheiro para a roupa.


Na parte da manhã, no centro da vila decorreu uma simpática feirinha. À venda, alfazema e outras ervas aromáticas, produtos derivados, cosméticos naturais, doces e licores, gastronomia, livros sobre o assunto...
Entretanto, com o avançar da manhã e o termómetro a disparar recolhi-me num átrio dos Paços do Concelho para assistir a uma pequena conferência sobre o cultivo de aromáticas no nosso país, maioritariamente para exportação para um mercado em crescimento, onde se destacam os países do leste europeu.


Para a parte da tarde estava agendada uma visita à Quinta das Lavandas, um espaço  a nascer não muito longe da vila, no coração do Parque Natural de S. Mamede, onde em 2010 se iniciou o cultivo da planta em larga escala e que futuramente não só se dedicará à sua destilação/transformação, como abrirá as suas portas com a valência de Turismo Rural.
Enfim, um local perfumado, relaxante e pleno de encanto, ideal para recarregar energias...


Depois de passear pela quinta, a visita terminou com uma palestra sobre a alfazema. É calmante, descontraínte e uma infusão em chá de 15g da planta num litro de água tem efeitos muito benéficos sobre todo o organismo. Aposto que até por dentro ficamos cheirosos!!....

( E uma última nota para a Norma: Sabe que nesse dia e, porque sei do seu enorme gosto por lavanda, me lembrei muito de você!? Quem sabe se quando vier a Portugal em Setembro não a levo lá?!!  ;))