terça-feira, 5 de junho de 2012

Estreia


Nunca na vida fiz licores, ninguém da minha  família alguma vez os fez e jamais vi alguém fazer.
Acontece que alguém viu aqui no Dias às Cores, que eu tinha rosas e andava a colher pétalas. Pediu-me que lhe arranjasse algumas flores para fazer licor de rosas. Para começar, bastava pô-las em aguardente durante três meses e a cor e o aroma das pétalas seriam absorvidos pelo líquido.
Tentei imaginar o resultado: demasiado bonito e perfumado para eu não querer experimentar também.
Deste, lá para o fim de Agosto dou notícias.


Entretanto descobri umas amoreiras "públicas" no centro da vila de Cabeço de Vide. Estão nesta época a frutificar e em meia hora apanhei uma boa quantidade de amoras pretas e brancas.
Desconhecia a última variedade, julgava que eram das vermelhas, só que ainda imaturas. Não!! Apanhe daquela árvore ali que tem amoras brancas... são maiores e mais doces ainda! - aconselharam-me e esclareceram-me.
Trouxe-as para casa, lavei-as e pouco depois já estavam mergulhadas na aguardente.


Restavam-me dois litros de aguardente. Um está predestinado a uns abrunhos silvestres arroxeados que aparecem a meio do Verão, mas o outro deu as boas vindas a três laranjas cortadas aos pedaços, que por lá ficarão a "marinar" cerca de um mês.



Guardei em lugar escuro e vou agitando regularmente. Ainda desconheço as fases seguintes. A troco das pétalas de rosa, hão-de dizer-me o que hei-de fazer.