terça-feira, 19 de junho de 2012

As meninas que eu gostava de levar à praia


Terminada mais uma "pequena fornada" de taleigos, levei-os à vila para os fotografar. Era minha intenção captá-los pendurados em portões, gradeamentos ou portas antigas. Ora estava eu exactamente a tirar esta foto quando alguém, curioso, se aproxima perguntando - O que é que estás a fazer?


Dei uma resposta simplificada, mas ela continuava curiosa e perguntou se também podia tirar fotografias. Acedi. Depois quis segurar nos taleigos e em vez das portas, foi ela, com bastante vantagem,o meu modelo de hoje à tarde.


Ela e a irmã, mais velha e um pouco mais envergonhada, brincavam no degrau à porta de casa.
Têm cuidado com os carros que passam, falam com um cãozinho que ladra dentro de uma casa e não deixam de cumprimentar todos os que descem e sobem a rua.



Acabaram as aulas na semana passada e têm pela frente três meses de dias iguais e quentes.


Disso não se queixam. Pergunto se durante as férias vão a algum sítio, mas abanam a cabeça.


Dizem-me que gostavam de ter um saco destes e perguntam-me o que é que se lá pode guardar. Explico-lhes, prometo-lhes um e também as fotografias reveladas em papel.


Por fim querem ver todas as fotos que tiramos. Riem-se, despedimo-nos com beijinhos e só então me lembro de lhes dizer o meu nome.


Tenho de me ir embora, está na hora de ir dar comer às galinhas! - digo.
Ah, tens galinhas?!... - pergunta-me com algum espanto.


Vou-me embora, mas hei-de voltar com o prometido.
Vou-me embora e levo uma semente de vontade de levar estas duas meninas à praia e vê-las contentes a dar pulinhos à beira de um mar raso e calmo. Mereciam...