quarta-feira, 16 de maio de 2012

Meia a meio



Pelas minhas contas já lá vai um mês desde que a comecei.
Como são meias altas,  mesmo até ao joelho, e não lhes tenho dedicado muito tempo, só agora terminei a  caneleira para dar início ao calcanhar. Pela técnica que aprendi, a meia começa a fazer-se por cima e termina na biqueira; entretanto há uns dias, através de um livro que comprei sobre meias tradicionais de todo o mundo, descobri que também se podem fazer no sentido inverso e que há diversos géneros de calcanhares e biqueiras...So much to learn...

Levo o meu saco do tricot para todo o lado, não vá surgir um bocadinho vago que eu possa aproveitar, e quando isso acontece num sítio público, há quase sempre alguém que entabula conversa comigo a propósito das meias feitas à mão. "Ah, a minha avó é que as sabia fazer!...", "Se eu alguma vez pensei, voltar a ver na vida, alguém a fazer meia?!!" ou ainda "Uma tia minha que morreu, é que fazia meias ...Tantas que ela fazia, com umas agulhas de metal!"
Se situar estes comentários no tempo, apercebo-me que se referem à geração de 1920/1930. Apenas uma pessoa relativamente jovem, me contou que a mãe sabia fazer meias e isso dá-me a ideia que  na década de 1950/1960 a maioria das mulheres deixou de ter tempo para fazer e ensinar a arte às gerações mais novas.:((

Fico lisonjeada com este tipo de observações. Sinto-me como se estivesse a contribuir para a salvação  de uma espécie em risco de extinção!...