domingo, 22 de abril de 2012

Canja de lentilhas


Extremamente ricas em fibras e em ferro, auxiliadoras das funções digestivas e cardiovasculares, as lentilhas são leguminosas baratas, bastante versáteis, fáceis de cozinhar, porém pouco conhecidas pelas gerações actuais e ainda menos consumidas no nosso país. Confesso que nunca mas apresentaram sob que preparação fosse em nenhum restaurante ou em jantares em casa de amigos ou familiares.
Na dispensa tenho quase sempre um pacote delas em uso. Conheço as verdes (maiorzinhas), e outras castanhas ou laranja, mais pequeninas e ainda mais rápidas de cozer.

Para esta canja de lentilhas utilizei as verdes, que beneficiam se forem postas de molho uma meia hora antes de serem cozinhadas.


Interessada em experimentar uma sopa nova?
Siga então, esta receita simples.

Depois de lavar e demolhar as lentilhas, coloque-as num tacho com água, metade de um alho francês, metade de uma cebola,outra metade de cenoura, uma folha de louro e coza durante 30 min. Vá olhando para não cozer demais e as lentilhas não se desfazerem.

Depois de todos os ingredientes estarem cozidos, retire brevemente do lume e tempere com azeite, sal e pimenta.

Leve de novo ao lume, acrescentando umas colheradas de massinha pevide até esta cozer.

Imediatamente antes de servir aromatize a canja com uma colher de sopa de vinagre de sidra e um raminho de hortelã, se for a seu gosto.

(...Eu bem disse que hoje alimentava o blog!...)