terça-feira, 5 de julho de 2011

Cosmética Natural...

...é outra área que me encanta.
Foi acerca de 15 anos que despertei para este mundo e nessa minha descoberta, guiou-me este livro do meu Pai.


Na altura eram bastante mais escassas as publicações sobre o assunto e a Internet ainda não tinha chegado aos nossos quotidianos. Assim, para conseguir "confeccionar as receitas" deste guia, restou-me pôr os pés ao caminho e calcorrear as ruas da Baixa lisboeta e as farmácias mais conceituadas da zona, em busca de termómetros de laboratório, balanças analíticas, óleos essenciais e pós dos antigos...

De alguma experiência que fui acumulando, apresento-vos hoje uma receita simples de um tónico de limpeza facial para usar de manhã e à noite.
Tónico de Alecrim e Alfazema

O alecrim activa a circulação e limpa a pele em profundidade. A alfazema é um bom tónico para qualquer tipo de pele

Faça uma infusão de alguns pés destas plantas num pouco de água destilada (eu uso água da chuva que tenho armazenada).
Depois de ferver um a dois minutos, retire do lume, tape e deixe repousar umas horas. Quando esfriar, junte uma ou duas gotas de óleo essencial de alecrim ou alfazema.
O líquido deve ser coado e o frasco guardado na porta do frigorífico, uma vez que a validade  é curta (cerca de uma semana).
Embeba um disco de algodão nesta "poção mágica" e passe pelo rosto e pescoço... Como vê qualquer um pode fazer!