quarta-feira, 20 de julho de 2011

Apologia da Pizza

Ninguém aprenderá nada de novo se se disser que a pizza foi invenção dos Italianos. Foi a lição que ouvimos. Trata-se porém de uma fatia da história mais recente, pois as origens da pizza estão de facto, na civilização egípcia.
Algures há cerca de 6000 anos, inventou-se uma receita de massa, resultado da mistura de farinha e água, cozida num tijolo quente, que se comia por ocasião do aniversário do Faraó."Itália", em particular a cidade de Nápoles (que a desenhou redonda!), só aparece mais tarde, tendo sido determinante  no seu aperfeiçoamento e em no-la dar a conhecer.
De início, a pizza era comida como uma sanduíche e à massa eram apenas adicionados os ingredientes a que os mais pobres tinham acesso: azeite e ervas! O tomate e outros pequenos exotismos só surgem com  a descoberta das Américas.

Actualmente a pizza encontra-se carimbada de fast-food.
Discordo da classificação, pois pelo menos as pizzas caseiras - as que mais apreciamos- são de facto uma slow food... Passo a explicar todo o processo:

Massa (para 2 pessoas)

1,5 cháv. farinha  trigo (tipo 65) sem fermento
Meia chávena água amornada
1 colher sopa azeite
1 pitada de sal
Meia colher sopa fermento padeiro

Juntar o sal  e o azeite à farinha. Amornar a água e dissolver nela o fermento.
Amassar tudo rapidamente; é desnecessário perder muito tempo a trabalhar a massa.
Fazer uma bola, polvilhar com farinha e deixar a descansar (e a crescer!)  tapada, em local quente, pelo menos meia hora.

Entretanto, untar o tabuleiro com azeite e farinha e cortar os ingredientes para enriquecer e decorar a pizza.

Uma vez a massa pronta, estendê-la no tabuleiro e levá-la ao forno quente aproximadamente 5 minutos . Retirar e espalhar o molho de tomate (eu faço no Verão e congelo para o ano inteiro), o queijo e o que o gosto de cada um ditar.
Nesta usei cogumelos, azeitonas, pêssego e banana, muito oregãos e ao sair do forno, umas quantas folhas de manjericão fresco.
...Como vêem, de fast-food, nem sinais! :))