sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sopa de Beldroegas


A terra fá-las renascer em Junho. Estendem-se sem pedir licença, por entre as fileiras das cebolas e das abóboras e seria um pecado não as aproveitar!

Uso-as no arroz, cruas nas saladas ou como verdura nas sopas de legumes; mas quando tenho pouco tempo elas dão imenso jeito porque  com 5 ingredientes e em 15 min. faço esta sopa:

(Receita para 2 pessoas)
Cortar às rodelas (tendencialmente finas) 2 batatas. Reservar.
Pôr algum azeite no fundo de um tacho e laminar uns 3 dentes de alho lá para dentro, deixando fritar ligeiramente. Adicionar as rodelas de batata no azeite para tomar o gosto (2/3 min.) e ir mexendo a fim de não pegar ao fundo. Temperar com sal e pimenta q.b.
Cobrir as batatas com água e, ao começar a ferver, juntar uma boa quantidade de beldroegas, baixando o lume para o mínimo. Coze em 10 min.
Cortar alguns cubinhos de queijo de cabra (meia cura) e juntar à sopa. Deixar repousar uns 5 min. antes de servir para que o caldo absorva o sabor do queijo.

Ouvi de passagem esta receita já há muitos anos, enquanto andava às compras no mercado semanal da Malveira. Quem a explicava, dizia que era assim que os Alentejanos faziam a sopa de beldroegas.
Fixei-a, experimentei-a e agora que cá estou, repito-a todos os Junhos!