sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sabe bem...


... vir até ao Alto Alentejo em Maio, quando o frio já se foi embora e os calores ainda não chegaram.
O ar rejuvenescido, as imagens singulares e a impressão contagiante do "parar do tempo" dão-nos vontade de sair para a rua logo pela manhã ou ao fim da tarde.


Afinal , nem é assim tão longe, mas é tão diferente...

... por isso aqui fica a proposta para um passeio de fim de semana, daqueles que nos retemperam as forças e com cores que nos lavam o olhar...

Se optar pelo primeiro fim de semana de Maio, e numa vertente mais cultural, poderá  inclusivé participar num passeio pedestre à cidade de Portalegre, grátis e orientado por uma guia da Câmara Municipal (Manhã de Sábado  - dia 7), que lhe contará a história dos principais recantos  da terra, a par de curiosidades da região.


( Rua do Comércio em Portalegre-  Foto retirada de anossaterrinha.blogspot.com)
  Nessa iniciativa encontra-se também incluída uma visita ao Museu das Tapeçarias de Portalegre.

Famosas em França e na Flandres, este género de tapeçarias tem uma história recente em Portugal que data de meados do século XX.  Nessa época, dois amigos, Guy Fino e Manual Celestino Peixeiro fizeram reviver nesta cidade a tradição dos tapetes de ponto de nó.
(Foto retirada de cafeportugal.net)

As Tapeçarias de Portalegre são manufacturadas a partir de um original de um pintor, transposto para outro suporte e a uma outra escala. A qualidade e técnica originais usadas, que espantam quem vai à espera de encontrar simples reproduções de obras de artistas plásticos,  já granjearam reconhecimento internacional.

(Foto retirada de portalegrecidadedoaltoalentejo.blogspot.com)
Uma interessante simbiose entre a tinta e o têxtil que os visitantes da cidade não devem perder!

(E por último, puxando a "brasa à minha sardinha", se não tiver ideia onde dormir, sugiro a nossa casa na zona histórica de Cabeço de Vide, que pode espreitar no arquivo de Março deste blog! )