sábado, 9 de abril de 2011

As cores dos nomes

(Rainbow - o 1º quadro que pintei no Alentejo-2006 - acrilíco)
Para mim, os nomes têm cores.
Teresa e Helder são  nomes amarelos; Carlos e Márcia, azuis; Cristina e Ivo, brancos, Mónica e Sofia, vermelhos e Rui e Bruno, pretos.
Como assim?
A explicação que intuo é que na minha cabeça haverá alguma ténue ligação entre os neurónios da visão e os da audição, que sem excepção me faz associar o som das cinco vogais do alfabeto a cinco cores distintas: o "A" é azul, o "E", amarelo; o "I", branco"; o "O", vermelho e o "U", preto...Depois, como as vogais estão presentes em todas as palavras, isso implica que também haja nelas, em especial nos nomes próprios, tonalidades de cor.

Porém, nem sempre a minha mente é linear; é que há nomes que têm mais de uma cor, por ex. Catarina, é azul e branco, Augusta, preto e azul escuro e João, vermelho escuro e azul escuro... e ainda estou para descobrir a que lógica obedece o facto de eu "ver" Fernanda e Alexandre em tons verde-água!

Será que há pessoas que "veêm" outras cores nos sons das letras? E haverá alguma ponta de verdade nesta associação, que para mim é tão clara como a água e tão certa como dois e dois serem quatro?!