sábado, 19 de março de 2011

O que se faz por cá

A ideia já fazia parte dos meus planos para o Dias às Cores, mas como ultimamente houve sugestões nesse sentido, decidi acelerá-la.
.
O que se faz por cá passará a ser a rubrica em que divulgarei o que de interessante se pode fazer pelo Alto Alentejo, num fim de semana ou nuns dias de férias.
Cá vai então a primeiríssima das propostas concretas que, a meu ver, pode justificar uma viagem até esta zona interior do país... que nem fica assim tão longe!

No primeiro fim de semana de Abril terão lugar dois certames anuais na região.

Feira Medieval e recriação histórica da Batalha dos Atoleiros 
Vila de Fronteira - 2 e 3 de Abril

Um fim de semana repleto de animação de rua, com malabaristas, saltimbancos, comidas e bebidas, dança e música doutros tempos.

(Foto retirada de olhares.aeiou.pt)

No Domingo à tarde poderá assistir à recriação da Batalha dos Atoleiros, travada em 1384 perto da actual vila de Fronteira, em que as tropas comandadas por D. Nuno Álvares Pereira e em número bastante reduzido, expulsaram os invasores castelhanos.
O reviver de um momento em que a coragem de poucos homens foi decisiva para a independência nacional...

(Foto retirada de forumdefesa.com)

Entradas gratuitas.



XI Edição da Feira de Doçaria Conventual
Cidade de Portalegre - 1 a 3 de Abril

Pastéis de Stª Clara   (Foto retirada de netartesao.com)

Manjar Branco, Fidalgos, Toucinho do Céu, Pão de Rala, Sericaia com Ameixas de Elvas, Rebuçados de Ovo de Portalegre serão  apenas alguns dos doces conventuais que encontrará no Convento de Santa Clara, em Portalegre, daqui a duas semanas. 

Sericaia com Ameixa d'Elvas    (Foto retirada de chefesdecozinha.com)

Na cidade, e até meados do séc.XX, as religiosas confeccionavam e comercializavam deliciosas receitas conventuais, cujos segredos mantinham guardados a sete chaves e que foram transmitidos apenas a algumas doceiras que, para nosso bel-prazer, ainda os sabem!


Tecolameco    (Foto retirada de thecookieshop.wordpress.com)

Na ocasião haverá demostrações ao vivo de confecção de doces ( não conte que divulguem o segredo! ); atelier infantil "Mão na Massa"; no salão de chá, uma exposição subordinada ao tema "A Arte de Iluminar - Do Azeite ao Led" e à venda, livros com receitas de doçarias.

E pronto, depois da sugestão, só me resta desejar-vos um fim de semana doce, doce!


Rebuçados de Ovo de Portalegre  (Foto retirada de amarportugal.com.pt)